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Game Designer
Game Designer
Supereficiente é um jogo de gerenciamento de cidade com o objetivo de informar e ensinar sobre eficiência energética.
Ele foi desenvolvido na empresa Campus Studio em parceria com a Fundação Roberto Marinho e com a Eletrobras.
O objetivo foi reformular o jogo analógico "super eficiente" para o ambiente digital a fim de compor um kit pedagógico do projeto Energia que Transforma.
• Puzzle para o ensino de eficiência energética em escolas públicas
• Diferentes tipos de cidade: Rural, Pequena, Média e Grande
• Múltiplas fases progressivamente mais difíceis e com demandas mais complexas
• Diferentes tipos de cidade: Rural, Pequena, Média e Grande
• Múltiplas fases progressivamente mais difíceis e com demandas mais complexas
Um dos maiores desafios desse projeto foi na adaptação de jogo analógico super eficiente, já existente, para o ambiente digital, com o requerimento da ampliação do jogo para conter diversas cidades.
Para não perder a essência do jogo analógico, utilizou-se a mesma mecânica de compra de eletroeletrônicos, porém com mais opções de objetos. Além disso, no jogo digital também foi criada uma demanda de estratégia mais avançada, em que cada objeto tem diferentes impactos nas necessidades da cidade.
Para a base do jogo criou-se um trilema (Consumo de energia x Demanda das pessoas da cidade x Custo dos objetos) que traz um balanço nas escolhas do jogador, pois ele tem que estar sempre atento aos 3 aspectos para passar de nível.
Como o jogo é complexo foi necessário a criação de um tutorial interativo que trouxesse todas as informações do jogo e não cansasse o jogador.
Durante os teste com jovens da rede pública de educação, sentiu-se a necessidade de um personagem que pudesse guiá-los, apontando para os locais que devem ser vistos ou clicados e montando uma narrativa.
Além do tutorial interativo, o jogador tem acesso à uma tela com todas as informações necessárias separadas por categoria. Desta forma, caso não tenha absorvido alguma coisa ou tenha alguma dúvida ele poderá sempre acessá-la.
Produção: Ivan Duffles, Leonardo Cardarelli, Leonardo Kaplan, Marcello Nunes Bernardes e Nicolas Leme
Game Design: Bruna Lucchesi e Nelson José Donato
Programação: Felipe Pessoa, Leonardo Kaplan, Nicolas Leme e Renan da Fonte
Arte: Bruno Lopes e Gabrielle Pinto
Trilha Sonora: Gabriel Guerra
Efeitos Sonoros: Gabriel Barros
Game Design: Bruna Lucchesi e Nelson José Donato
Programação: Felipe Pessoa, Leonardo Kaplan, Nicolas Leme e Renan da Fonte
Arte: Bruno Lopes e Gabrielle Pinto
Trilha Sonora: Gabriel Guerra
Efeitos Sonoros: Gabriel Barros