função
Game Designer
Cidade das Palavras é um jogo de gerenciamento de cidade para auxiliar fonoaudiólogos e psicopedagogos no aprimoramento de habilidades linguísticas de crianças.
O jogo faz parte de uma plataforma de assinatura mensal chamada Fonoflix que conta com métricas e organização de pacientes para os profissionais.
Os dois foram desenvolvidos na empresa Campus Studio simultaneamente. Participei de todo processo de criação e entrega dos dois produtos.
 Minigames que desenvolvem diferentes tipos de habilidades
 Ajuste de dificuldade para melhor adequação ao nível do paciente
 Crescimento da cidade acompanha a evolução de habilidades da criança
Como o jogo é voltado para educação houve uma pesquisa extensa de exercícios para crianças já utilizados pelos profissionais das áreas citadas. Foi feita uma organização, através de livros e entrevistas com fonoaudiólogos, dos exercícios mais usados e a partir disso um brainstorm de possíveis jogos.

Diagrama do primeiro ciclo do jogo

Primeiro protótipo do jogo

Após o desenvolvimento do primeiro protótipo foram feitos testes com fonoaudiólogos. O maior feedback foi que uma abordagem para uma única habilidade não seria o suficiente para ajudar no desenvolvimento das crianças.
Portanto, decidimos modificar o jogo para diversificar a construção da cidade.
 Três minigames que trazem exercícios focados em ortografia, vocabulário, gramática, tonicidade das palavras, entre outros.
 A cidade conta com diferentes necessidades que devem ser balanceadas para incentivar a criança a tomar decisões
Minigame 1: Complete as Palavras
Minigame 1: Complete as Palavras
Minigame 2: Palavra na Palavra
Minigame 2: Palavra na Palavra
Minigame 3: Revele a Mensagem
Minigame 3: Revele a Mensagem
Minigame 3: Revele a Mensagem
Minigame 3: Revele a Mensagem
Minigames
Por se tratar de um jogo voltado para o público infantil e para profissionais que podem não ter muita familiaridade com jogos digitais, foi feito um tutorial interativo que pudesse abranger os dois públicos.
O tutorial foi dividido em diversas partes ao longo do jogo, ensinando apenas o que é necessário naquele momento.
Além disso, para tornar a experiência mais agradável, uma personagem ajudante de construção é quem o guia ao longo de todas as etapas do tutorial. Ela aponta para os locais que o jogador deve olhar e conversa com ele, criando assim uma pequena narrativa.
Para não sobrecarregar o jogador com muitos textos, o tutorial de cada minigame foi desenvolvido para ser uma pequena animação em loop com um exemplo de gameplay rápido.
Todo o tutorial foi programado por mim.
Partes do tutorial interativo

Pequeno vídeo de demonstração do jogo

O jogo está disponível para Windows através da plataforma Fonoflix
Produção: Ivan Duffles, Leonardo Kaplan, Marcello Nunes Bernardes, Nicolas Leme e Yann Lemos

Game Design: Bruna Lucchesi e Nelson José Donato

Programação: Felipe Pessoa, Leonardo Kaplan e Renan da Fonte

Arte: Bruno Lopes e João Pedro Balbino

Sonorização: Miguel Mermelstein

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